Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A cafeína talvez seja o estimulante mais usado no mundo. É encontrada em diversas plantas, no café, chá, chocolate, cacau e colas, e em medicamentos não prescritos.
Quando ingerida é rapidamente absorvida pelo estômago e atinge seu ponto máximo no sangue entre 1 e 2 horas. A cafeína tem o poder de afetar todos os sistemas do corpo, já que é absorvida pela maioria dos tecidos.
A cafeína e o desempenho na prática de exercícios de endurance
A cafeína aumenta os níveis de adrenalina no sangue, estimulando assim, a libertação de ácidos gordos pelos adipócitos e/ou pelo músculo. Os músculos exercitados utilizam essa gordura previamente na atividade física, reduzindo a necessidade de usar os hidratos de carbono (glicogénio) do músculo. A "escassez" do glicogénio muscular acarreta uma fatiga atrasada.
Pesquisas recentes relataram que a ingestão de 3 a 9 miligramas de cafeína por quilo (1 a 3 canecas de café) , uma hora antes do exercício aumentou a performance de corrida e ciclismo de endurance em laboratório.Esses estudos avaliaram atletas bem treinados, de elite e recreacionais.
O mecanismo usado para explicar essa melhoria de endurance ainda não está claro.
A cafeína e a performance dos exercícios de curta duração
As pesquisas sugerem que a ingestão de cafeína melhora o desempenho durante um exercício de curta duração que dure aproximadamente 5 minutos em 90-100 por cento de oxigénio máximo. Essa intensidade do exercício exige o máximo de utilização de energia de fontes aeróbias (com oxigénio) e anaeróbias (sem oxigénio). Não está ainda esclarecido se essa descoberta é aplicada a situações de corrida.
ACSM
Fitness & Fun ツ
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.