Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





A cafeína aumenta o desempenho?

por Fitness & Fun, em 09.02.14

 

A cafeína talvez seja o estimulante mais usado no mundo. É encontrada em diversas plantas, no café, chá, chocolate, cacau e colas, e em medicamentos não prescritos. 


 Quando ingerida é rapidamente absorvida pelo estômago e atinge seu ponto máximo no sangue entre 1 e 2 horas. A cafeína tem o poder de afetar todos os sistemas do corpo, já que é absorvida pela maioria dos tecidos. 

 

 

 

 

A cafeína e o desempenho na prática de exercícios de endurance

 

A cafeína aumenta os níveis de adrenalina no sangue, estimulando assim, a libertação de ácidos gordos pelos adipócitos e/ou pelo músculo. Os músculos exercitados utilizam essa gordura previamente na atividade física, reduzindo a necessidade de usar os hidratos de carbono (glicogénio) do músculo. A "escassez" do glicogénio muscular acarreta uma fatiga atrasada.

Pesquisas recentes relataram que a ingestão de 3 a 9 miligramas  de cafeína por quilo (1 a 3 canecas de café) , uma hora antes do exercício aumentou a performance de corrida e ciclismo de endurance em laboratório.Esses estudos avaliaram atletas bem treinados, de elite e recreacionais. 
O mecanismo usado para explicar essa melhoria de endurance ainda não está claro.

 

 

A cafeína e a performance dos exercícios de curta duração


As pesquisas sugerem que a ingestão de cafeína melhora o desempenho durante um exercício de curta duração que dure aproximadamente 5 minutos em 90-100 por cento de oxigénio máximo. Essa intensidade do exercício exige o máximo de utilização de energia de fontes aeróbias (com oxigénio) e anaeróbias (sem oxigénio). Não está ainda esclarecido se essa descoberta é aplicada a situações de corrida. 

 

ACSM

 

Fitness & Fun ツ

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D